Logo PLANAPP
Logo PLANAPP
Home // Estratégia para Tecnologias Emergentes está aberta a contributos
Estratégia para Tecnologias Emergentes está aberta a contributos
23 Jul 25 —

O PLANAPP – Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.) lançaram uma iniciativa conjunta para a elaboração da Estratégia Nacional para as Tecnologias Emergentes (ETE), com o objetivo de orientar o investimento e a inovação em Portugal nas próximas décadas.

O processo é colaborativo e aberto, e pretende envolver ativamente especialistas, investigadores, empreendedores e outros agentes relevantes no debate sobre o papel das tecnologias emergentes no desenvolvimento científico, económico e social do país. Para esse efeito, está aberto, até ao final de setembro, o período para manifestações de interesse e envio de contributos através do formulário (https://forms.office.com/e/AzLHscKhFD).

Esta iniciativa conjunta para a elaboração da Estratégia Nacional para as Tecnologias Emergentes foi apresentada no encontro Ciência 2025, no dia 10 de julho, na NOVA School of Business and Economics, em Carcavelos, através da realização de três sessões dedicadas às prioridades estratégicas para Portugal nas áreas da Biotecnologia, Materiais Avançados e Tecnologias Quânticas.

As sessões tiveram como propósito:

  • Divulgar o processo de construção da Estratégia;
  • Mobilizar a comunidade científica, tecnológica e empresarial;
  • Recolher contributos e identificar interessados em integrar o grupo de trabalho que irá co-construir a Estratégia.

 

Durante os encontros, foram discutidos: o impacto das tecnologias emergentes no futuro de Portugal; a importância de uma estratégia nacional para orientar prioridades e investimentos; e os desafios e oportunidades específicos de cada área tecnológica.

Loading...